|
12-30-2008, 06:22 AM | #1 |
Drives: Yaris SCP12 Join Date: Dec 2008
Location: Portugal
Posts: 10
|
Yaris 1.3 | SCP12 | 2sz-fe
I've been a YarisWorld 'viewer' for some time now and just thought to be nice, posting my project in here.
It's everything in portuguese as i'm copying directly from Portuguese Foruns. Enjoy ESPECIFICAÇÕES MOTOR 1.3 VVT-i Código do motor 2SZ-FE Nº cilindros 4 em linha Mecanismo de válvulas 16 válvulas, DOHC comando por corrente Sistema de injecção Injecção Electrónica de Combustível (EFI) Cilindrada 1298 Diâmetro x curso 72,0 x 79,7 Taxa de compressão 10,0:1 (ou 10.5:1 segundo algumas fontes) Potência máxima(cv/rpm) 87/6000 Binário máximoNm/rpm) 122/4200 Corte de injecção (rpm) ~6750 PERFORMANCES Velocidade máxima (oficial) 175 km/h Aceleração (oficial) 0-100 km/h 12.1 seg Aceleração (oficial) 0-400 m 18.1 seg Velocidade máxima 199km/h (valor maximo do quadrante) Aceleração 0-100 km/h ~9.5 seg (com vento por trás!) Aceleração 0-400 m n.d. Coeficiente aerodinâmico 0.30 Transmissão Dianteira SUSPENSÃO Dianteira Tipo MacPherson com braço inferior em L Traseira Eixo rígido de torção com barra estabilizadora TRAVÕES Dianteiros Travões de disco Traseiros Tambores (cortesia do mercado francês ) Assistência à travagem ABS e EBD JANTES E PNEUS Pneus montados 185/60 r 14 (Bridgestone Turanza ER300) Pneus autorizados 185/60 r 14; 195/50 r 15; 195/45 r 16; 205/40 r 17 Jantes originais do modelo em 14" Alterações realizadas: Filtro de ar KN Filtro de oleo TRD Pneus Turanza er300 185/60 r 14 ELF qq coisa 5w30 Velas Denso IRIDIUM Alterações a realizar: Molas TTE (menos 30mm aproximadamente) Barra AA dianteira (sparco?) Amotecedores (bilstein, koni?) Casquilos PowerFlex "limpeza" do parachoques frontal - remoção de frisos e substituição das grelhas parachoques traseiro de YTS (mkI) Panela final Remus/TTE .......... E agora umas fotos do brinquedo: e só pra desanuviar, uns VT's |
12-30-2008, 06:23 AM | #2 |
Drives: Yaris SCP12 Join Date: Dec 2008
Location: Portugal
Posts: 10
|
|
12-30-2008, 06:23 AM | #3 |
Drives: Yaris SCP12 Join Date: Dec 2008
Location: Portugal
Posts: 10
|
Entretanto, entraram 4 velas de Iridium (tough) a par de uma sessao de grounding caseiro de baixo custo:
Não sendo nenhum "sabichão" na área, fiquei curioso sobre os kits de grounding existentes no mercado. Assim por alto, a coisa parece que se resume a melhorar os pontos de massa ligando ao polo negativo da bateria zonas metálicas, claro, preferencialmente onde haja sensores e peças que geram electricidade estática por fricção por exemplo. Creio que é mais ou menos isto. Faze-lo implica idealmente que o material usado tenha uma condutibilidade superior, nomeadamente pelo uso de cabos de cobre, e respectivos elementos (olhais, e por aí a fora). Isto será um exemplo de um Kit: Estas brincadeiras ainda valem qq coisa acima de 100€!! As vantagens aclamadas são a maior estabilidade de todo o sistema electrico, melhorias na ignição, melhor leitura dos sensores, bla bla bla... Apos procurar alguma informação dentro do tema foram aparecendo alguns exemplos de kits caseiros, relativamente baratos. No meu caso entrei num esquema de "extreme low-cost" em que gastei a estonteante quantia de 8€ :lol Material:
O primeiro passo foi identificar onde deveria ligar os cabos: Pelo que se consta, e como referi acima, tudo o que mexa 8-) ou sinta tem direito a cabo. Assim sendo, decidi descer um cabo até à caixinha das velocidades; estender outro pela cabeça do motor, continuando até ao alternador. É aqui que entra a fita metrica, papel e caneta pra tirar as medidas dos cabos que precisamos de 'fabricar'. O yaris tem 2 cabos de serie. ambos ligados ao chassis. como vêm nas fotos. Depois disto é cortar à medida, descarnar, fixar os olhais, proteger com fita isoladora pra ficar um acabamento minimamente decente et voilá. Após ter os cabinhos prontos, desliguei a bateria para limpar o polo negativo com o auxilio da escova de aço, incluindo tb a abraçadeira do mesmo que iria aproveitar também para ficar os novos cabos. A partir daqui é ir fixando os cabos nos pontos que escolhemos previamente e depois fixa-los com as abraçadeiras plasticas onde fôr necessário. Especial atenção a um ponto: há que ter atenção para nao deixar os cabos exageradamente esticados pois o sr motor mexe-se e pode correr mal :P Depois da coisa feita, é dar à chave e ver a diferença, se conseguirem... No meu caso, como fiz isto a par das velas novas, n me apercebi de nada em especial, tirando o facto de o carro me parecer mais suave no ruido que faz a rotações mais elevadas... Mas e daí, pode ser puro placebo... |
12-30-2008, 06:24 AM | #4 |
Drives: Yaris SCP12 Join Date: Dec 2008
Location: Portugal
Posts: 10
|
Bem, se é que isto pode ser quantificável, o yaris está neste momento a 95%:
Está a faltar um cabeçote do amortecedor frontal esquerdo novo (o actual descobrimos que estava empenado ao montar as molas :S), dar um re-aperto nos elementos de suspensão frontal e direcção, alinhar e rever a pressão dos pneus 8-) (que é algo que eu faço metendo a boca no pipo e medindo a pressão com as bochechas). No final desta manhã, tinhamos dado 'um jeito' no alinhamento das rodas pois com a 'pancada' a direcção estava um bocado fechada. É algo de recurso até ir alinhar "à maquina" mas digo-vos uma coisa... ficou muito bom e o yaris tá de novo disponível pra dar calor!!! Meti-me com o meu pai pela nacional fora (por força da saída da volta a portugal em bicicleta de gouveia) e a estabilidade é claramente superior. Só não me convenceram os pneus que montei à frente (usados). Não sei precisar o modelo agora... Aproveitando a visita à Zona Industrial de Gouveia e a brilhante ideia do meu pai de levar a maquina fotográfica, acabei por tirar umas fotos enquanto esperava por uma fossa na oficina. Não está nada de especial, mas a pedido de muitas famílias e alguns meninos, aqui ficam algumas fotos com um pouco mais de luz ;) Espero que gostem :twisted: |
12-30-2008, 06:25 AM | #5 |
Drives: Yaris SCP12 Join Date: Dec 2008
Location: Portugal
Posts: 10
|
|
12-30-2008, 06:25 AM | #6 |
Drives: Yaris SCP12 Join Date: Dec 2008
Location: Portugal
Posts: 10
|
|
12-30-2008, 06:26 AM | #7 |
Drives: Yaris SCP12 Join Date: Dec 2008
Location: Portugal
Posts: 10
|
http://www.youtube.com/watch?v=9vuxcYypb4k
O trabalho ainda não está terminado. O 'spoiler' direito tem que ser subido e ambos vão ser acertados nos extremos por estarem um pouco 'altos'. No final, leva tudo uma sprayzada em preto ;) *** isto de 'mecânica' nao tem nada :P É só cortar plastico, dobrar e furar chapa, borrifar a preto e tá novo... Menos 3l/100 de consumo e mais 20km/h de ponta :lol Aqui ficam as imagens dos finalmentes, depois de acertar o plastico e pintar ;) |
12-30-2008, 06:27 AM | #8 |
Drives: Yaris SCP12 Join Date: Dec 2008
Location: Portugal
Posts: 10
|
|
12-30-2008, 02:48 PM | #9 |
ULTIMATE
Drives: 07 Yaris Turbo Join Date: May 2007
Location: Canoga Park, CA
Posts: 14,859
|
welcome to YarisWorld -- wish I could understand some Portuguese.
__________________
Micro Image forums, online store and shop are now closed. It was a great eight year run, but it was time to focus on other things. I'm still selling parts on eBay under micro*image seller ID and customers can still make requests for anything specific. |
12-30-2008, 03:58 PM | #10 |
Very informative....thanks for the u-tube links. Particularly the plugs and DIY front bumper moulding. Curious to know why they didn't go all the way across the front. Okay now I see it was you on the tube....why did you not go all the way across the front with the moulding?
|
|
12-30-2008, 05:11 PM | #11 |
It's the illusion you see
Drives: 07 Yaris Sedan Aero Join Date: Oct 2006
Location: Brossard, QC
Posts: 3,888
|
the fog lights.... this is what i wished we had in the Canadian version of this model.
|
12-30-2008, 05:34 PM | #12 |
I dont understand that language either, but looks like you have done a lot of mods...
Nice car!!! |
|
12-30-2008, 09:32 PM | #13 |
daily driver
|
DIY ground wires ftw!
loving the 14" aluminum rims too....wish i had a set...
__________________
|
12-31-2008, 09:56 PM | #14 |
It's the illusion you see
Drives: 07 Yaris Sedan Aero Join Date: Oct 2006
Location: Brossard, QC
Posts: 3,888
|
but those are 14x5. 195 is pretty much the largest you can go.
|
01-01-2009, 06:49 PM | #15 |
Joey
Drives: '14 Scion xD 5-speed Join Date: Oct 2008
Location: El Monte, Ca
Posts: 3,529
|
LOL photoshopped eyelids in the first post.
Nice classic Yaris BTW
__________________
Formerly owned Met-Met. '07 Yaris LB 5-speed. A forum post should be like a skirt: Long enough to cover the subject but short enough to keep things interesting. "I don't have an anger problem. I have an idiot problem." -Hank Hill |
01-06-2009, 09:46 AM | #16 | |||
Drives: Yaris SCP12 Join Date: Dec 2008
Location: Portugal
Posts: 10
|
First of all, thanks for all the comments :D
Quote:
Quote:
I'm currently in 185/60 tires and its a big mistake fitting 195 ones. The rim is to narrow for such large tires and therefor, you wont get as much grip as you enlarge the tire size ;) Even with this set, I don't think I'm having the best from this tires! They do feel much better in 6" rims (as we do, on my father's) Quote:
Thanks once again for the comments and sorry for the portuguese thread ;) Mind you, follow this link for some basic translation.. Justo copy the text you want and translate it (literally and probably, not entirelly correct) http://translate.google.pt/translate_t# |
|||
01-07-2009, 09:55 AM | #17 |
Looks nice but that looks more like a 1.0 L than a 1.3L, weird
__________________
It's a Vitz! |
|
01-07-2009, 12:41 PM | #18 | |
Drives: Yaris SCP12 Join Date: Dec 2008
Location: Portugal
Posts: 10
|
Quote:
In the first generation, the 1NZ-FE and 2NZ-FE (1.5 and 1.3) were available. You can spot those because of the 'front air intake'. With the restyle, like mine, the 1.3 is no longer the 2NZ, but 2SZ-FE instead. This engine, similar to the 1.0 also haves the air intake in the 'back' of the engine, being the oposite of the NZ family. Pretty much, all the air intake elements are the same in the 1.0 and my 1.3. Apparently, the main thing you can notice as different are an extended plastic cover (which I didn't use for some time) and the filter box sits higher as the engine itself is taller then the 1.0 (1SZ-FE) Just put some pics together: 1NZ-FE (86hp) 1SZ-FE (~65hp?!) 2SZ-FE (mine ;) ) (87hp) Missing this cover: |
|
|
|
Similar Threads | ||||
Thread | Thread Starter | Forum | Replies | Last Post |
NEWS: TOYOTA REVEALS ALL-NEW YARIS SEDAN AT 2006 LOS ANGELES AUTO SHOW | VitzBoy | General Yaris / Vitz Discussion | 7 | 09-20-2023 07:50 AM |
News : 2007 Toyota Yaris - the little Euro's official arrival | VitzBoy | General Yaris / Vitz Discussion | 9 | 06-06-2017 12:51 AM |
2007 Yaris Pricing Info ! | YarisBueller | New YARIS Purchase Forum | 104 | 06-24-2009 04:54 PM |
yaris sedan 1.3 | RIDE OR DIE | General Yaris / Vitz Discussion | 7 | 03-14-2007 06:46 AM |